Quem sou eu

Minha foto
Sou Artista Plástica Moro na cidade de Itapetininga/SP atualmente Ministro Aulas de Pinturas na Casa do Adolecente Trabalho tambem com Artesanato e confecção de enxovais e também sou estudante de Artes na Uab.Unb.br.

As novas tecnologias

As novas Tecnologias, o Ser Humano e a Natureza


"Nossa tecnologia passou a frente de nosso entendimento, e a nossa inteligência desenvolveu-se mais do que a nossa sabedoria." - Roger Revelle

As novas tecnologias estão a isolar as pessoas
A tecnologia, entendida em seus diversos aspectos, é muito importante para a humanidade, no entanto, a percepção que temos é que não é a tecnologia que está a serviço do Homem, mas o Ser Humano (em sua maioria) é que está a se sujeitar à tecnologia de uma forma acrítica, sem pensar profundamente ou eticamente nos efeitos dessa sujeição. Estamos vivenciando uma derrocada, na prática, de todos os valores metafísicos e nos deixando levar por ateísmos radicalizados em sua forma, relativismo amplificadores das mazelas humanas, fundamentalismos, e como conseqüência, temos terrorismos, violências, descasos sociais, ampliação das disparidades sócio-econômico-culturais e aumento do fosso entre nós e a Natureza e tudo isso se fundamentando, entre outros fatores, nos ditos avanços tecnológicos. Está aprofundando cada vez mais o distanciamento entre as relações humanas. A exemplo disso temos que na construção civil o que mais se constrói são as chamadas quitinetes. Cada dia mais as pessoas buscam deixar seu espaço-casa confortável, em matéria de tecnologia, para, a distância, vivenciar a realidade sem ter que sofrer com suas decorrências negativas. As pessoas estão se fechando em si mesmas numa ditadura do EU subjugado ao comando do Outro (entendendo outro aqui como qualquer fator de alienação e dominação da nossa capacidade de decisão e liberdade). Assim, podemos concordar com o pensador Karl Jaspers, pois segundo ele a humanidade está vivenciando seu auto-esquecimento perante os favores advindos da dita modernidade. Alguns autores até já falam em pós-modernidade e vêem nessa uma desestabilização da casa-mãe-terra que é fruto desse comportamento de usufruto dos resultados da tecnologia sem um controle criterioso e benéfico para a própria espécie de forma sustentável e que beneficie as próximas gerações. Necessitamos urgentemente de um retorno ao que mais nos diferencia dos seres animais os quais estão condicionados a somente viver biologicamente, Que retorno seria esse? Um retorno ao sentir-se, saber-se e manter-se humano em prol do humano, da Natureza (fauna e flora), pois isso é existir e existir conscientemente, zelando pela própria liberdade, escolha e zelando, também, pelo espaço de liberdade e escolha do outro, favorecendo uma existência mais vinculada, mais afetiva, menos segregadora, mesmo convivendo e avançando no campo da tecnologia e suas variantes. Devemos zelar pela nossa causa maior que é a Naturreza e por toda a sua biodiversidade. O que você pensa sobre isso? Use o espaço comentários e expresse sua opinião.(google)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COMENTARIOS SOBRE O FILME.

O quarto poder é um filme que mostra o poder da mídia para conduzir a opinião publica e mostra também à oportunidade de um furo de reportagem para um repórter.
Os principais personagens são Max Bracket, o repórter e Sam Bayle um segurança, Sam Bayle esta interessado só em ter seu emprego de volta, um lugar ao sol, já o interesse de Max Bracket o repórter vê a oportunidade de um furo de reportagem que pode fazê-lo sair do anonimato em que atualmente se encontra e vê naquele momento a oportunidade de voltar à ativa.
Existe ética nos dois personagens, Max e Sam pois ambos respeitam o espaço um do outro, o que acaba dando errado é a falta de ética de Laurie e o repórter que mais parece um tubarão Kevin Hollander para quem só importa estar na mídia.
A mídia aqui é usada de forma manipuladora de forma a tornar os personagens centrais da historia em heróis ou vilões, também usada para interesses próprios da maquina da imprensa, que pode te colocar no topo do mundo e no outro segundo no fundo do poço.
A meu ver existe sim uma relação com a vida real, pois pelo poder que a mídia tem muitos fatos já chegam ao nosso conhecimento da ultima forma mostrada pelo filme, enxugada de todo o elemento humano ou tipo de acontecimento que poderia nos dar o beneficio da duvida, tanto que é necessário ao ler ou ouvir uma determinada noticia nos atenhamos as diferenças e novos fatos e não que engulamos tudo como palavra final, eu sempre gosto de fazer minhas próprias conclusões e questionamentos e não tenho a palavra de jornal algum por mas respeitado que seja como final.
Pelo filme de um modo geral vemos como a mídia pode manipular a verdade dos fatos e alterar a vida das pessoas e como os acontecimentos e denuncias verdadeira ou não dependem da mão de quem retem o poder de manipular também a maquina da imprensa.
O filme também mostra a luta interna que ocorre com o repórter entre se dar bem com a mídia ou ficar em paz com sua consciência.
Gostei muito do documentário, `` Muito Além do cidadão Kane´´. Onde é mostrado como a tv globo em sua mídia manipula as pessoas e os acontecimentos, dita moda e tenta nos dizer o que é certo e o que é errado no conceito dela, são semelhantes quando nos tratam como se fossemos fantoches marionetes que já sofremos lavagem cerebral e estamos prontos para engolir qualquer coisa, gosto quando as emissoras ficam se digladiando, pois a programação e os filmes melhoram muito, quem fica no lucro é a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bazar de fim de ano 2008

Bazar de fim de ano 2008
Pinturas em Quadros e Tecido